24 de julho de 2014

Mais uma consulta com Endocrinologista!


Hoje a Jaqueline teve mais uma consulta com a Endocrinologista. E vou simplificar ao máximo, colocar dados rápidos pertinentes à Síndrome e ao quadro dela. 

Ela engordou depois que começou tomar hormônio. Aliás depois que trocou a medicação da convulsão andei percebendo isso. 

Estamos esperando consulta com a Nefrologista para outubro. E como ela está hipertensa, a médica pediu um exame do coração,(Ecocardiograma) e um dos rins e vias urinárias - abdome total pra adiantar e encaminhou pra Cardiologista também, pois na Síndrome de Turner pode dar coarctação da aorta  (Saiba o que é isto aqui)
E esse problema no coração pode explicar a hipertensão.
Então a consulta com a Cardiologista será em setembro e os exames um mês antes.

Como há anos atrás ela teve seguimento com a Nefrologista e acabou tendo alta porque a alteração em um dos rins não atrapalhava em nada, que é uma dilatação à esquerda e pode ser que alguma mudança pode ter ocasionado isso e explique a hipertensão.

Como ela não reclama não sabemos se ela tem os sintomas da pressão alta ou não. Pode não ter sintoma algum, e independente se tem ou não, pressão alta é perigoso pra qualquer pessoa, ainda mais ela com um padrão alto, onde a mínima é alta. O máximo que já registrei foi 16x13!

E a parte hormonal vai manter a medicação, e estudar criteriosamente com uma equipe e só assim aumentar o estrogênio, pra depois dar a progesterona e dar a correta, pois ela se fosse apenas uma paciente Síndrome de Turner seria mais fácil. Mas como teve PC eles discutem o caso pra não prejudicá-la. E sem ajuda medicamentosa ela não teria puberdade. E a parte óssea preocupa os médicos, pois ela é um caso isolado de Turner por possuir além dela o quadro de PC (Paralisia Cerebral) Por isso além de manter o estrogênio manterá a vitamina D, que é uma suplementação necessária, e por isso também a indução da produção dos hormônios da puberdade pois com eles haverá a prevenção aos problemas ósseos que podem aparecer sem esses hormônios no organismo dela.

Sobre o Hormônio do Crescimento não é vantajoso que ela faça uso, pois como ela tem uma haste na coluna devido a escoliose e atraso motor, só atrapalharia ela, então existem esses dois fatores que são mais importantes cuidar do que o crescimento em si.
 
Os exames que fez  estão normais (Hormônios, Hemograma, Colesterol) só o trigiceridios dela elevou um pouco mas pode ser da medicação ou da dieta (da dieta não acredito pois ela não come nada em exagero). E Amilase (que é uma enzima do pâncreas) e se estiver muito alta pode dar pancreatite. Mas como ela está bem, sem queixa de dor, que seria uma dor aguda, pode ser explicada essa taxa devido a medicação de convulsão que faz.

Agora é aguardar, fazer o que deve ser feito. 
Irei informando as novidades!
Até mais!

Adriana


Nenhum comentário:

Postar um comentário