24 de janeiro de 2015

Alterações nos Órgãos

De repente a gente só vai descobrindo coisas que vão aparecendo na minha filha: Fígado, Coração , Rins. Eu e meu marido estamos a levando nas consultas, exames, cuidados com remédios. A Jaqueline nunca teve manifestações patológicas da Síndrome de Turner, mas de repente, tudo começou a aparecer.
Ela está bem, mas percebemos algumas alterações, e ainda bem que ela tem a chance de realizar esses exames e termos orientação, acompanhar e fazer exames periódicos

Ou eles tem as coisas desde que nascem, ou vão aparecendo conforme vão crescendo e vamos fazendo exames. A Jaqueline tinha algumas alterações no formato do rim por exemplo e depois de uma idade começou a desenvolver hipertensão. Depois descobrimos uma calcificação no fígado, alterações nas enzimas do pâncreas, e alteração cardíaca devido a pressão alta. As mais preocupantes são a pressão alta e a sequela cardíaca, que estamos cuidando.

Sempre foram mais evidentes nela o atraso devido a Paralisia Cerebral. Geralmente esses pacientes apresentam quadro de epilepsia desde cedo, e ela só manifestou depois dos 11 anos. Nessa fase de puberdade, começamos perceber mudanças. Na Síndrome de Turner as alterações Renais e Cardíacas são presentes. 

As alterações de rim desde que ela era pequena sabíamos e me explicaram que o esquerdo tinha o formato e tamanho diferente, além de estar posicionado diferente (Os médicos explicam como mal formação de rins) . Em relação ao fígado, em um exame realizado no ano passado mostrou calcificações que podem ser devido a migração do cálcio para esse órgão. E do coração é a insuficiência da função da válvula em seu relaxamento, e o ventrículo esquerdo maior (Hipertrofia).

Todas essas alterações que mencionei : Pressão Arterial elevada; alteração cardíaca devido a hipertensão; Alteração Renal; Alteração de Fígado, se diagnosticadas e tratadas não apresentam gravidade. Apesar de todas essas alterações, a minha filha está bem, e nenhum desses quadros tem apresentado gravidade e isso é notável pela saúde dela.

Vou explicar quais são essas alterações(Conforme laudos):

ALTERAÇÃO DE RIM:
Rim esquerdo alongado com discreta dilatação calicial inferior, podendo corresponder a duplicidade piélica e imagem ecogênica superior com 4,7mm, sem sombra acústica posterior .

ALTERAÇÃO DE FÍGADO:
Fígado com morfologia habitual, dimensões e contorno normais, conservando ecotextura do parênquima homogênea, apresentando calcificações grosseiras no segmento VI com até 3,6mm.

ALTERAÇÃO DE CORAÇÃO:
- Valva aórtica displásica, com insuficiência de grau moderado (3 jatos). - Hipertrofia excêntrica de ventrículo esquerdo, com função sistólica preservada.


Saiba mais nos links abaixo sobre:

Hipertrofia ventricular esquerda 
Lesões Congênitas das Valvas Cardíacas
Insuficiência Cardíaca com Função Sistólica Preservada

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário