26 de abril de 2015

Interpretação de alguns exames pedidos pelos médicos.

Desde que a minha filha nasceu, com todo o histórico de internação dela, alguns exames sempre vem alterados. 
Um exemplo é a parte de análise de sangue no Hemograma. Os Eritrócitos e a Hemoglobina sempre vem em um valor acima Como ela teve quando bebê Policitemia (que é uma condição oposta a anemia). E na parte de células de defesa (Linfócitos) sempre vieram alterações como se ela tivesse um quadro infeccioso e  sei que sempre virá alterado. 

Só que esses exames podem indicar algumas coisas também, então sempre investigam se está muito anormal os valores de referência, e são exames de rotina pedidos pelos médicos para avaliar se há presença de infecções, desnutrição, insuficiência renal, enfermidades agudas, e estado de alguns órgãos como fígado, coração e como andam algumas vitaminas no organismo, e com o uso de medicamentos podem alterar alguns valores por isso a observação nesse aspecto. Cada especialista vai pedir de acordo com o objetivo do que pretende investigar.

Na postagem anterior, coloquei detalhadamente cada exame que foi pedido e na frente um link que ao clicar abre outra página explicando detalhadamente pra que serve o exame. Eu aconselho sempre pesquisar o nome do exame pois o médico não vai explicar detalhadamente pra que serve cada exame. 

Dentro do quadro clínico e possibilidade diagnóstica devemos considerar o real estado de saúde da pessoa. Pelo menos isso é o que sempre foi considerado quando eu abria os exames, ou os vejo online e aparentemente parece ser uma coisa, mas sabemos do que se trata. Algumas vezes tive que avisar ao médico que era normal vir alterado, e outros só de saber o histórico médico dela já sabem também. Por isso é importante sempre dialogar, e sabemos que muitas vezes é impossível falar tudo porque são consultas ao mesmo tempo que demoradas são muitas pessoas para serem atendidas. Então sempre levo anotado resumidamente: Informações, dúvidas pra que as coisas importantes não fiquem para trás.

Até a próxima!
Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário