4 de maio de 2015

Consulta com Nefrologista e Nutricionista

Nefrologista

Ao contrário da consulta anterior, a pressão estava boa, a Jaqueline estava calma PA 10x7. A médica da consulta anterior havia prescrito outra medicação para a pressão por causa da pressão alterada durante a consulta. Como as anotações mostram tudo dentro da normalidade, até temos certeza que realmente está sob controle, estará suspenso, mantendo os dois que foram receitados pela Nefrologista e Cardiologista. Os exames pedidos não foram realizados, e a médica disse que não fazia mal. Um exame que daria a exatidão da pressão dela no decorrer de 24 horas seria o exame de MAPA, mas seria um exame impossível de realizar pois devido o aparelho inflar periodicamente, ela ficaria agitada.

Conduta Médica: Vai insistir no Ultrassom Renal com Doppler pois no último que realizou não deu pra ver uma veia do rim, e se essa veia tiver alguma alteração isso explique a P.A elevada, e naquele momento não foi possível visualizar devido a grande quantidade de gases. Se conseguir ver dessa vez quer tirar a dúvida, porque se ela não tiver nada renal que explique a elevação de pressão eles dão alta da Unidade, pois não é legal acompanhar com dois médicos e faz acompanhamento só com a Cardiologista.

Solicitações:  Pedido o retorno em 2 meses (mas só conseguimos para o final de agosto devido ao exame).
Exames: USG Renal Doppler (Investigação HAS)
Exames Sangue e Urina (Rotina) - Eletrólitos, Função renal, Gasometria, Hematologia. 
                         Creatinina, MICROALBUMINURIA, PROTEINURIA,Urina I.


Impressões: Às vezes as coisas dão erradas para tudo dar certo. E uma conduta médica adequada, onde a médica ouve a gente faz toda a diferença, e assim de forma simples avaliar o que é melhor para a paciente.

------------------------------------------------------------------------------------------

Nutricionista
Eu pedi assim que saí da consulta da Nefrologista uma consulta com a Nutricionista já que a consulta com o Nutrólogo está marcada somente para outubro. A médica que nos atendeu passou o caso e o prontuário dela e nos atendeu. Sentamos, passei tudo: Horários, o que ela come, e foram feitos ajustes e mudanças. Dieta calórica + Suplementação. Na dieta aumento da quantidade de carboidratos, uso de engrossantes, acréscimo de mel na fruta, e azeite na comida. Além disso, dicas e orientações das porções dos alimentos, e dicas para evitar flatulência. Como ela tem consulta com a Endocrinologista em Junho, veremos os resultados dos exames, e se caso alterar alguma coisa mexemos na dieta novamente, até o Nutrólogo em outubro atendê-la. O suplemento que passou é o adequado ao caso dela e a idade (já que é uma adolescente). O percentual de gordura dela deu 3%.


Até a próxima postagem,


Adriana Silva