31 de agosto de 2015

Consulta com Nefrologista

Hoje a Jaqueline teve consulta com a Nefrologista. Em 4 meses ela ganhou 3.550 de peso, e apesar de sempre ter atraso de peso, ela está com quase 19 quilos, e isso é uma vitória porque nunca passava dos 15, e nunca era suficiente o que ela comia pra esse ganho de peso. Com a estatura que ela tem (aproximadamente 1,27) nem poderia ter o peso de uma menina de quase 16 anos. Geralmente pacientes de PC tem um padrão, e algumas coisas dificilmente mudam. Eu não espero que ela tenha braços e pernas grossas, mas que olhando a gente saiba a diferença entre ser algo característico do que ela tem e estar desnutrida. Mesmo assim, em avaliação física alguns médicos acham a perna fina, mas esteve bem pior. 

Em relação aos exames, o de sangue veio normal.  Geralmente eles pedem exames devido ela tomar medicamentos pra pressão e saber se está alterando algo e exames de rotina como hemograma, plaquetas, e de função renal.
O exame de Urina I veio muito alterado como se ela tivesse com uma infecção e indicou sangue, mas pode ser que foi na hora da passagem da sonda e contaminação, e como ela usa fralda, pode realmente ter ou não, sendo um erro ou contaminação.
Melhor tirar a dúvida, apesar de ela não demonstrar nenhum sintoma, e apenas ter uma urina mais concentrada devido a suplementação e remédios, e se não ingere água suficiente fica mais ainda. Então  pediu para repetir o exame que foi feito hoje mesmo pra tirar a dúvida, e junto com ele um de Cultura Aeróbia - (Urocultura) e esse demora uns 2 dias pra ficar pronto, então esse só vou saber o resultado no dia 03/09, ligando lá e falando com a médica.
Resultado do Exame de Urina I e Cultura Aeróbia (UROCULTURA): A Urina I deu bactéria, mas sem proliferação, não deu infeccção, está normal, então não vai passar antibiótico, mas se caso ela tiver febre, queixa, retenção levá-la no pronto socorro, e como ela tem  retorno em 15 dias, vão observando exames de urina e pedindo, mas não vão fazer nada porque está assintomática.

Eu expliquei que no intervalo de 12 horas entre as medicações tenho percebido a pressão dela alterada ainda, apenas 2 horas após tomar que fica entre 10 e 11. Durante a consulta estava 130x90. A medição é difícil de fazer, nem todas pessoas conseguem, e devido agitação sobe um pouco, interferindo no valor. E realmente o batimento dela é alto, temos uma base de referência mais ou menos.

A conduta médica foi: Trocar a medicação devido a pressão, que não deveria nesse espaço de 12 horas ficar alta. Tirou o outro que tomava prescrito pela Nefrologista, e no retorno em 15 dias com exame de sangue que foi pedido pronto para ver se a medicação vai alterar os Eletrólitos( Sódio, Potássio, Magnésio, Cálcio,Fósforo, Ca iônico) Função Renal (Creatinina e Ureia) Gasometria (Gasometria Venosa).

Pediu que fique em dia com exame Oftalmológico, principalmente ter uma atenção especial com exame de fundo de olho devido a Hipertensão. 

A consulta com a Nutricionista ficará para a próxima consulta porque devido ter que repetir um exame, não foi possível fazer. Mas ela está bem, só estamos sobrecarregadas de tantas idas ao hospital pra exames e consultas, mas é melhor fazer e não ser nada do que não cuidar, e essas idas constantes só tem acontecido devido a hipertensão dela e precisa ser sempre monitorado.

Até a próxima!

Adriana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário