14 de setembro de 2015

Consulta com a Nefrologista e Nutricionista

Os exames vieram normais, só bactérias. Mas como não há sintoma de infecção urinária não há porque se preocupar. O potássio dela veio alterado, e isso é esperado quando se entrou com a outra medicação de pressão, e especificamente entraram com ele porque no exame da consulta anterior veio com proteína na urina e por isso foi receitado também, pois pode prejudicar o rim. A pressão na consulta deu quase 130x80. Ganhou 550g em 15 dias.
 
A conduta médica foi entrar novamente com a medicação que haviam retirado pra ver se essa pressão melhora, e entrar com o Bicarbonato pra baixar o potássio. Além de orientação com a Nutricionista para preparação dos alimentos para retirar dos alimentos uma boa parte dele, e o potássio a mais prejudica o rim.
Pediu pra insistir no exame de MAPA pra tirar a dúvida da pressão alterada durante à noite devido agitação, mesmo sabendo que devido a alteração cardíaca força ele trabalhar mais e os batimentos sobem e a pressão sobe mesmo. Dependendo do resultado dos exames que pedir para a próxima consulta, havendo melhora fica só com uma medicação e retiram a outra . Foram pedidos exames de sangue e urina e a próxima consulta dentro de 21 dias. 

Nutricionista: Passei a dieta dela, e disse que adequei conforme o problema de flatulência dela, que mesmo assim ainda tem, mas sem dor como antes e que equilibro conforme o volume que ela aguenta, e compenso as calorias no leite. A Nutricionista disse que a dieta dela está ótima, que só vamos mudar o modo de preparar os alimentos pra eliminar a maior quantidade de potássio dos alimentos. Todos eles devem ser cozidos, inclusive as frutas e desprezar a água, depois preparo como o de costume. Me passou um esquema alimentar dos alimentos com menos e mais potássio, alimentos a serem evitados e orientações para dieta com restrição de sódio, e uso de ervas que dão sabor para compensar a menor quantidade de sódio, e dar a sensação que tem a mesma quantidade. Eu informei que não abuso de sal, porque é o meu jeito de cozinhar.
Se na próxima consulta ver que o potássio não melhorou, vai diminuir o suplemento. Mas ela está ótima, ganhou peso, está com outro aspecto.


A minha impressão quando saí das consultas: Quando eu penso que vai melhorar as coisas, é mais remédio, é mais mudança, e tal. Mas enfim, a gente faz o que precisa ser feito e pronto, vamos que vamos!
Temos que ficar retornando ao hospital pra saber como a pressão dela tem se comportado, como os remédios podem mexer com ela e saberemos isso só em exames, então é melhor prevenir do que remediar. Hipertensão é algo que requer cuidados. 

Até a próxima!

Adriana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário