17 de dezembro de 2015

Consulta com a Endocrinologista

Hoje na consulta semestral da Jaque na Endocrinologista depois de passados todos os dados, avaliação física. As enzimas hepáticas e pancreáticas baixaram, o colesterol veio alterado mas isso é devido a dieta, e vieram menores do que o anterior.
Fiquei 1 hora do lado de fora do consultório esperando, porque fizeram uma junta médica no caso da Jaque logo após exame clínico e conversa minha com a médica.
Como ela tem além da Paralisia Cerebral a Síndrome de Turner, ela não produz hormônios femininos. Os exames hormonais dela são como se fosse de uma mulher entrando na menopausa, e ela nunca menstruou naturalmente. Ela até mostrou um desenvolvimento mamário quando tomava hormônio.

No começo de 2014 ela havia começado a tomar estrogênio para desenvolver puberdade, só que ele foi suspenso no começo desse ano porque a interação com as medicações de hipertensão a fez desnutrir e alguns efeitos colaterais indesejados.
Eles analisaram as medicações que toma, e algum subcutâneo de reposição hormonal desse estrogênio e progesterona que não desse efeitos colaterais. E a médica me perguntou:

- O que vc pensa da sua filha menstruar?
- O que pensa de ela usar esses hormônios?

Eu disse:

Sei que devido a parte óssea ela necessita. Mas gostaria que vocês adiassem para ser resolvido na próxima consulta, pois ela pode debilitar novamente. Uma porque fica cansada devido os medicamentos, alteração cardíaca e hipertensão. E outra, porque menstruar pra ela seria um incomodo. Eu não aguento a minha TPM que dura 15 dias e sofro, e fico apenas 2 dias menstruada! Imagina ela que não sabemos quais reações vão dar. Fora que usa fralda, e não sei qual a vantagem nisso pra ela.

A Médica disse:

Então vamos fazer o seguinte: Já prescrevi uma Densitometria Óssea pois ela fez uma em 2012 precisamos de uma recente. Vamos analisar a parte óssea dela, pois no exame anterior mostrou na região lombar uma redução dessa massa óssea. Como tomou hormônio por 1 ano, pode ser que melhorou isso. Vamos analisar, e como ela tem outras prioridades agora, e isso não é urgente, vamos avaliar isso novamente daqui 6 meses ok? Além dos exames de rotina dela da Endocrinologista.

Sempre sento com os médicos e vejo o que é melhor pra ela. Meu marido já acha que não deve, mas eu sempre sou realista e disse à ele: Vamos esperar a densitometria. Se ela mostrar que tem algo prejudicado, aí sim precisamos fazer o que dizem. Não adianta ficar achando que os médicos estão fazendo de cobaia somente. Na verdade a Síndrome de Turner é algo em que nada está descartado. Então, tem que cuidar não acha?

Na Nutricionista só mexemos nos horários do suplemento. O peso manteve porque estava com infecção urinária, mas a dieta está ótima, com todas as adaptações que teve que fazer estão dando certo! Ela está com uma alteração no colesterol, mas devido a dieta calórica e suplementação é normal alterar então recomendou que o mingau seja sempre de aveia. Ajuda na parte intestinal que o suplemento mexe, e ajuda nessas taxas.


Exames Solicitados:

Densitometria Óssea de Coluna Lombar e Corpo Inteiro. (08/04/2016 às 15:20 e !5:30)
Dados clínicos e diagnóstico provável:  Síndrome de Turner, Hipoestrogenismo** e Osteopenia***.

** Diminuição dos níveis estrogênicos.  

*** Diminuição progressiva da trama proteica do osso que, no entanto, permanece mineralizado.


Exames de Sangue: (07/06/2015)

Eletrólitos: Cálcio,Fósforo,Ca iônico.
Função Hepática/ Pancreática: Amilase, Fosfatase Alcalina, Gama GT, TGO/AST, TGP/ALT.
Função Renal: Creatinina, Uréia.
Lípides: Colesterol Total, HDL, LDL,VLDL, Triglícerides.
Outros Testes: Glicose.
Metabolismo Ósseo: PTH, 25 Vitamina D.
Gônadas: LH+ FSH, Estradiol.

Retorno em 6 meses

Nenhum comentário:

Postar um comentário