19 de julho de 2016

Exames para a consulta da Nefrologista

Hoje foi mais um daqueles dias que acordamos muito cedo para mais um exame para a consulta da Nefrologista em Agosto. A Jaqueline sempre vai calma e séria, apesar das 12 horas de jejum, porque afinal sabe muito bem o que vai fazer. Aguardou na sala de espera, e foi chamada para a sala de coleta e ela só começa a chorar nesse momento em que ouve o nome dela, e chora mais ao olhar para a enfermeira do que pela picada em si, mas quando sai da sala, ela para de chorar, mas reclama do incômodo de mexerem nela.
Como ela tinha exame de urina, começamos por esse com a sondagem vesical de alívio. Só que quando a deitei e tirei a fralda a danadinha tinha feito um monte de xixi, a ponto de vazar a fralda, molhar a calça, aproveitei e a troquei e peguei uma calça limpa que estava na mala e ela nunca faz, mas acho que pela ansiedade acabou fazendo, pois estava de jejum prolongado e nem havia bebido água.
Quando a enfermeira foi tirar não saiu o suficiente no potinho, pois eram 2 amostras, então o que coletou só deu para uma. Então, como tinha exame de sangue fomos para a sala de coleta para que ela fosse liberada da jejum e assim, após colhido, dei o seu café da manhã com os remédios de pressão e convulsão e água e aguardei 30 minutos. Quando retornamos para nova coleta saiu o suficiente ainda bem! Ela não precisa de sonda pra fazer xixi porque faz normalmente na fralda, mas para fazer o exame sim.

No dia 28/06, me ligaram cancelando um exame muito importante que estava marcado para o dia 30/06 porque o aparelho estava quebrado, e pediram que remarcar. Aproveitei que hoje ela tinha esses exames, e teria que pegar medicamentos na farmácia e tentei marcar ( Tomografia de Abdome com contraste e sedação). Só que houve um conflito de informações, e ao tentar marcar me informaram que a médica deveria ter pedido com anestesia e não com sedação. Fui falar com uma médica e a pessoa que foi falar com ela me disse que a guia estava correta e que eu deveria retornar pra marcar. Resumindo: Não consegui remarcar por causa disso, pois onde marcam o exame me explicaram que pra idade dela não é mais com sedação e esse exame nem ficaria pronto a tempo. Então na consulta vou explicar o ocorrido e eles terão que fazer uma nova guia. Esse exame é necessário para ver a artéria renal para investigação da Hipertensão Arterial. Mas acredito que nada é por acaso e que não era pra fazer esse exame. Além da agenda para Tomo e Ultrassom estarem superlotadas. Sei que é necessário investigar, mas se não deu, ou aconteceu algo que impedisse paciência! Pelo menos os outros exames ficaram prontos.

Os exames são os rotineiros, mais um adicional de colesterol que estava um pouco elevado e pediram exames mais frequentes. Fizemos as mudanças na consulta da Endocrinologista ao passar com a Nutricionista. Sempre olho os exames online e vejo os resultados. As taxas lipídicas baixaram, saíram do valor alto e foram para o limite, sinal que está dando certo os ajustes que fizemos. E pelo que vi, na parte específica da Nefrologista só o Potássio que ainda veio no limite e por isso faz dieta anti potássio, e uso de Bicarbonato. Vamos ver o que a médica vai dizer
São exames para ver Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Cálcio iônico, Uréia e Creatinina, Gasometria Venosa, Urina I, Cultura Aeróbia, Proteinúria, Microalbuminuria, Creatinina Isolada, Relação de Microalbuminúria/Creatinina e Relação de Proteinúria/Creatinina

A Jaqueline está bem, depois de meses ficando doente com quadros de gripe, está cada dia mais sapeca. Sempre querendo suas bexigas, sempre carinhosa, falante, risonha. Está de férias da Fisioterapia e ainda afastada da escola devido recomendação médica. O tratamento hormonal com Estrogênio está indo bem, sem nenhuma alteração ruim, apenas percebi algumas mudanças como aumento das mamas (nunca teve e se aparece um pouco devido o hormônio é bem pouquinho), e lubrificação vaginal, coisa que não tinha antes. Percebi ela mais alegre, mais calma, e espero que dessa vez corra tudo bem porque precisa dessa reposição devido a prevenção óssea em relação à perda para não acarretar a osteoporose. 

Até a próxima postagem!


Adriana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário