21 de outubro de 2016

Consulta com Cardiologista


Dados passado à ela:


* Cansaço e se passa de 2 horas sentada palidez desde que iniciou as medicações pressão e tem uma P.A mais baixa, ela está assim, e ela precisa ter essa pressão baixa.
* Por conta desse cansaço, se mantém afastada da escola, apenas com terapias, atendimento de neuro e dentista. Não vejo condições nela pra frequentar.


Dados da consulta:

* Exame físico tudo bem, pulmão limpo, tudo limpinho e por ser praticamente uma acamada ela está ótima na parte respiratória.


Exames realizados resultados :


* Ecocardiograma (10/10):

Valva aórtica displásica discretamente espessada, com fusão dos folhetos coronariano e esquerdo. Nota-se insuficiência aórtica de grau moderado (3 jatos). Gradiente sistólico máximo VE-Ao de 13mmHG. Anel aórtico = 17 mm (z-score: +1,42), raiz aórtica = 23 mm (z-score: +1,05). Ectasia de aorta ascendente = 26 mm (z-score: +4,20). Arco transverso = 18,5 mm (z-score: + 1,24).

Conclusão:

-  Ectasia de aorta ascendente.
-  Valva aórtica displásica, com insuficiência de grau moderado


* Eletrocardiograma (10/10):
Sempre vem com alterações devido a insuficiência na válvula aórtica.


Conduta/ Orientação/Observação:

*  Ela já nasceu com a válvula mal formada, os exames de eletro e eco sempre vem com alterações, esse eco veio com mais uma alteração o que é normal se tratando da insuficiência na válvula aórtica que vai se desgastando (imagina ela abre 80 vezes por minuto +/-), então o sangue não vai corretamente.
* O que está fazendo é acompanhando o quadro e os medicamentos que toma não é só para a pressão. serve para essa correção cardíaca também, então ela está sendo tratada. Pode ser que mais pra frente complique e quem sabe precise trocar essa válvula, mas vai depender dela.
* Sobre o quadro de cansaço não é pelo coração, nem medicação e sim por quadro de dor e como tem uma haste na coluna para se manter sentada demanda maior esforço. Se ela não tem condições físicas para se manter em aula, tem que ver o que é melhor pra ela pois passa por muita coisa, e como ela não sabe expressar fica nítido o cansaço nela. Se o grau da insuficiência fosse grave poderia dizer que o  cansaço preocupante. Se ela fosse uma pessoa que andasse, fizesse atividades e isso prejudicasse a vida dela seria um caso de se pensar. Mas o grau dela é moderado e está sob controle.
* Como ela está com 17 anos vai pedir retorno com exames prontos para o mês 05/2017, depois dos 18 encaminhará  ela para o INCOR devido à idade


Exames Solicitados:

* Ecocardiograma (Eco)
* Eletrocardiograma (ECG)


Medicações: As mesmas, retorno em maio/2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário