11 de outubro de 2016

Quais são as causas do potássio alto

Assim como acontece com o resto dos minerais do organismo, o nível de potássio no sangue deve ser mantido em determinados níveis. A queda ou aumento excessivo de potássio acontece por uma incorreta eliminação do mineral que sobra no organismo, sendo necessário procurar a causa da acumulação desta substância. Por isso, em umComo queremos explicar quais são as causas do potássio alto.

Em primeiro lugar, é importante saber que o potássio é um mineral que todos precisamos para o correto funcionamento do organismo; ainda assim deve ser mantido dentro de um nível considerado normal. Os rins são responsáveis por eliminar o excesso de potássio do sangue e podem ser muitos os motivos de impedimento para a correta eliminação do mesmo, provocando seu acúmulo, conhecido como hiperpotassemia.
2
Além disso, destaca-se que o nível de potássio é considerado muito alto quando supera 5,5 mmol/l (milimol por litro) no soro sanguíneo. Através de um exame de sangue podemos comprovar quais são os nossos níveis de potássio no sangue.
Uma das causas do aumento do potássio pode ser a diminuição dos glóbulos vermelhos devido à destruição da sua membrana celular, que acontece, por exemplo, nos casos de anemia hemolítica.
Além disso, as queimaduras e lesões graves podem fazer com que os rins não sejam capazes de eliminar a quantidade suficiente de potássio, fazendo que acumule no sangue. Em alguns casos, o aumento do nível de potássio também pode ser devido a infecções graves.
Por outro lado, alguns medicamentos diuréticos ou para a pressão arterial podem fazer com que o potássio suba para um nível excessivo. Por isso, se nos seus exames de sangue o potássio aparecer muito alto e você estiver tomando algum remédio deste tipo, informe seu médico.
6
As doenças dos rins também podem estar diretamente relacionadas com o aumento dos níveis de potássio no sangue, pois se os rins não podem exercer corretamente sua função de filtragem do sangue, o excesso deste mineral não pode ser eliminado. Também é necessário prestar atenção especial aos pacientes de hemodiálise.
7
A doença de Addison também pode ser uma possível causa do aumento de potássio, já que esta doença provoca que as glândulas suprarrenais dos rins não produzam hormônios suficientes. O aumento do potássio pode ser uma das evidências de que está com esta doença.
8
Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário