3 de março de 2017

INIBIDORES DE ECA - Maleato de Enalapril

Não basta ser mãe, tem que perguntar o porque de tudo, mesmo que cada médico me diga uma coisa diferente. Não contente, eu pesquiso. Gosto de esclarecimentos, e sei que durante uma consulta nem sempre vão falar tudo. 
Sempre olho os efeitos colaterais das bulas dos medicamentos nos quais a minha filha toma, até porque se eu notar algo diferente vou saber do que é. Ao mesmo tempo, se olharmos essas bulas são tantos efeitos colaterais que se colocarmos tudo ao pé da letra não daria nenhum remédio à ela. Sabemos que qualquer remédio pode ajudar em uma coisa e dar algumas reações.

Nunca me explicaram o motivo da hipercalemia(Potássio elevado no Sangue) dela e quando eu perguntei a médica em questão disse que não tinha nada haver. Eu percebi que depois que introduziram o Enalapril o potássio dela elevou. Quando descobrimos a hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), e com os primeiros exames em mão receitaram apenas o Carvedilol e Besilato de Anlodipino, mas somente com o terceiro (O Enalapril) que mostrou uma pressão satisfatória.

Daí, comecei a ler a bula do Enalapril, e fui pesquisar o que é esse tal de Inibidores de ECA. A cardiologista dela havia me explicado que os remédios que toma não são apenas para a Hipertensão, mas também ajudam a bombear o sangue com mais força nos casos de insuficiência cardíaca.

Lendo eis que vejo um trecho da bula do medicamento Maleato de Enalapril:

COMO ESSE MEDICAMENTO FUNCIONA?

O maleato de enalapril é um medicamento que pertence ao grupo de fármacos denominado inibidores da enzima conversora de angiotensina (inibidores de ECA).
Ele age dilatando os vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear sangue com mais facilidade para todas as partes do corpo. Essa ação ajuda a diminuir a pressão alta. Em muitos pacientes com insuficiência cardíaca esse medicamento auxilia o coração a funcionar melhor.

Daí fui procurar o que é ECA num site e vi que lá diz que esses inibidores alteram as taxas de potássio, e o enalapril está na relação. deixarei abaixo a matéria que copiei e a fonte dessa matéria:

INIBIDORES DA ECA (ENZIMA CONVERSORA DE ANGIOTENSINA)


O QUE FAZEM

Os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) bloqueiam os efeitos de uma hormona produzida naturalmente pelos rins denominada por angiotensina II. Ao bloquear o efeito da angiotensina II, os inibidores da ECA provocam o relaxamento dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial. Isto significa que o seu coração não tem de se esforçar tanto para empurrar o sangue pelo corpo.

EFEITOS SECUNDÁRIOS

Como os inibidores da ECA reduzem a pressão arterial, por vezes poderá ter tonturas. A sua pressão arterial será monitorizada regularmente. Os inibidores da ECA também podem causar pequenas alterações na função renal ou aumentar os níveis de potássio. O seu médico irá controlar isto através de análises regulares ao sangue.

Algumas pessoas também desenvolvem tosse seca. Se isto lhe acontecer, o seu médico poderá reduzir a dose ou mudar para outro medicamento, se não melhorar com o tempo. De forma menos comum, podem ocorrer alterações do paladar e erupções cutâneas. Muito raramente, as pessoas que tomam inibidores da ECA desenvolvem inchaço dos lábios ou da garganta. Se isto ocorrer, procure ajuda médica imediatamente.

PRINCIPAIS SUGESTÕES

O seu médico poderá aconselhar que tome a primeira dose do inibidor da ECA antes de se deitar para prevenir as tonturas. As tonturas são comuns em qualquer medicamento que reduza a pressão arterial, mas o seu coração consegue funcionar melhor com estas pressões mais baixas.

Se sentir tonturas de manhã, tente mover os pés para a frente e para trás cerca de dez vezes antes de se levantar. Ou se pretender, balance as pernas na parte lateral da cama antes de se sentar e depois sente-se na beira da cama durante um minuto antes de se levantar. Deve evitar levantar-se demasiado rapidamente, esteja sentado ou dobrado, pois provocará tonturas. Leve o tempo necessário e permita que o seu corpo se ajuste.

TAMBÉM CONHECIDO POR:

Captopril
(Capoten®, Hipotensil®)

Cilazapril
(Inibace®)

Enalapril
(Renitec®, Prilan®, Cetampril®)

Fosinopril
(Fositen®)

Lisinopril
(Zestril®, Lipril®, Ecmais®, Ecapril®)

Ramipril
(Triatec®, Pritamil®)

Perindopril
(Coversyl®)

Produtos combinados
(Lopiretic®, Inibace Plus®, Renidur®, Zanipress®, Zanitek®, Fositen Plus®, Prinzide®, Zestoretic®, Saval®,Lisonorm®, Triapin®, Triapin Mite®, triatec composto®, triatec composto forte®, C-Amlessa®, Coveram®, Predonio®, Preterax®, triplixam®, Trinomia®)



Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário